quarta-feira, 3 de agosto de 2011

37ª sessão - 26/07/2011

Antonio Lugão, Alexandre Santos, Wilson Caetano e Osmar

       Algumas mudanças acabaram acontecendo durante o processo de gravação, como já relatei a vocês em postagens anteriores. Uma dessas mudanças foi a substituição da canção "Choro novo no samba" que seria gravada pelo Grupo Reminiscências, pela recém composta "Madalena blues"... e foi exatamente nela que trabalhamos nessa sessão!

       Minha idéia inicial era gravá-la com uma street jazz tradicional, banjo, tuba, trombone, washboard... pois a música é uma "dixieland"... aquele jazz bem tradicional tocado nas ruas de New Orleans. Mas... nem sempre tudo dá certo.. então resovemos recriar esse estilo com instrumentos do jazz tocado em banda. Ficou lindo!

       Chegamos ao estúdio todos por volta das 20h nessa terça.

       Comecei gravando uma guia de violão e voz para servir de base para o violão de Antonio Lugão - professor da escola Vila Jazz, é uma guitarrista de primeira. Jazz e bossa são suas praias... e assino embaixo dizendo que domina o que faz. Muito criativo, econômico e preciso. Ele gravou então uma base de violão de aço bem com cara de banjo mesmo, apenas marcando bem os acordes.

       Depois foi a vez do Alexandre com seu baixo acústico. Pediu pra dar uma passada na música... e gravou o primeiro take... perfeito, sem nenhum erro, preciso e com um swing maravilhoso! Saiu do aquário dizendo que queria gravar pra valer... mas não deixamos! O primeiro take realmente ficou perfeito! Coisas de Xandão!

       Lugão então voltou pra gravar com uma guitarra semi-acústica... som lindo! Gravou algumas frases durante a música e um solo bem com a cara da canção. Deixamos espaço para um solo de violão e outro de trombone.

       Para o solo de violão... o Alexandre lembrou de um nome: Chet Atckins... e não é que nosso amigo Lugão incorporou e fez um solo bem com a cara de Chet mesmo!

       Pra finalizar, Wilson gravou uma caixa apenas, com baqueta de varetas de bambu. Ficou demais!

       A linha de trombone ficou a cargo do grande Osmar. Trombonista fantástico, integrante da "Time jazz band" especializada em "dixieland". Gravamos, Xande e eu, o Osmar na escola Vila Jazz e levamos a trilha para ser inserida no estúdio. Nosso cirurgião de plantão, Dr. Marquinho fez os ajustes, os recortes, as colagens... e ficou perfeito. Só falta a voz!

       "Madalena blues"... a última composição do álbum... uma das canções que mais nos deram prazer em gravar!


Manu

Nenhum comentário:

Postar um comentário