terça-feira, 26 de julho de 2011

35ª sessão - 05/07/2011

Grupo Avena

       Vocês se lembram de uma postagem antiga onde eu relatei sobre os "pequenos terremotos" que acontecem na vida do artista? Quando pela primeira vez escutamos algo que nos inspira? Que nos "sacode a alma"? Pois bem, eu gosto de dizer que isso tudo junto resulta na tal da "influência" - uma palavra que está o tempo todo acesa na cabeça de todo artista, seja ele músico, pintor, escritor, enfim... artista!

       O tempo todo estamos modificando nossa arte por causa dessa tal de "influência", e acredito que as que recebemos na nossa infância, naqueles momentos de formação, quando está nascendo aquela "vontade de ser artista", essas sim são as influências mais significativas. São elas que definem o traço que o pintor terá até o fim de sua vida... com qual estilo o músico irá mais se identificar... quais palavras pro escritor terá mais usança...

       "Grupo Avena"... cresci ouvindo esse povo!
       Assisti festivais em que eles faziam o show. "É de Limeira...?!"... era a pergunta que nós jovens fazíamos quando esse grupo aparecia na TV. Sem dúvida, eles fazem parte desse meu caldeirão de influências... e quando jovem, tinha ainda mais significado por serem pessoas como a gente... fazendo aquilo que queríamos mais fazer... nos tornar artistas!

       Sempre fui fã desses caras: Farid, Joaquim, Marcelo e Dalvo... esse último ainda se tornou uma figura exemplo - músico da noite... voz e violão... quando comecei a fazer o mesmo... era nele que me espelhava! Até o chapéu eu copiava... !

       Disse tudo isso, pra vocês terem idéia do significado de ter esses quatro músicos, essas quatro influencias, cantando num disco nosso. Realmente foi uma emoção sem descrição!

       Eram quase 21h da terça quando cheguei ao estúdio.

       Logo chegou o Marcelo, o Farid, Dalvo e por último Joaquim... com seu ukelele na mão e conjuntivite nos olhos... rsrsrs!

       Batemos um longo papo, alguns goles de cachacinha pro nosso querido Dalvo, e um pouco de "tietagem": levei meu vinil... primeiro disco do Avena pra ser autografado por todos!

       Um clima delicioso tomou conta do estúdio! Rimos, contamos histórias, lembramos causos...

       Uma passagem das vozes, ali na sala técnica mesmo e logo foram pro aquário, sempre sob a supervisão do nosso Marquinho e as lentes da máquina fotográfica da Débora!

       Quatro vozes gravadas... depois mais quatro... e depois mais duas...

       Pra terminar a noite de maneira ainda melhor... Joaquim correu até o carro e pegou uma cópia do novo disco do "Grupo Avena" que ainda não saiu! Ouvimos inteiro... privilégio... que disco maravilhoso!

       "Carmesim"... sem palavras, ficou linda...  uma das canções mais belas do disco. Uma letra maravilhosa do meu parceiro Otacílio... duas linhas de viola do nosso querido Domingos (que me fizeram desistir de gravar um violão junto... pra não atrapalhar!), o cello preciso do Fábio, a bateria do Salsa casando perfeitamente com o baixo do Alexandre e as vozes do Avena!

Querer mais o que?

Manu

Nenhum comentário:

Postar um comentário