quarta-feira, 13 de abril de 2011

12ª e 13ª sessão de gravação - 11 e 12/04/2011

Ricardo Sartori - Percussão

       Nosso querido Ricardinho!

       Digo "nosso" porque esse carinha iluminado já se tornou patrimônio da classe musical da nossa região! Acredito que não tenha um só músico da nossa cidade que não tenha trabalhado com ele e que não seja seu fã!

       Nos conhecemos há anos... já dividimos muitas alegrias, tristezas,  muuuuitos trabalhos, muitos palcos, muita estrada! Mais que um amigo, sem dúvida, meu irmão... sempre!
       Sem contar a nossa paixão pela culinária japonesa... parceiro de hashi!

       Percussionista, baixista, baterista, um dos melhores técnicos de som que conheço e um iluminador de primeira!

       Como músico é fácil falar do Rica. Ele é perfeito. Ponto!

       O projeto chegou num ponto que posso compará-lo a uma casa em construção. Entramos na parte do acabamento... por enquanto estava sem pintura, sem piso, sem azulejos... rsrsrsrs. E foi isso que o Rica fez... o acabamento!
       Como diria um grande amigo meu que já foi pro andar de cima: "Ele salpicou sobre as músicas um pouco daquele "pozinho" que o Peter Pan usava pra fazer as crianças voarem...!" E foi exatamente o que aconteceu nessas duas sessões... as canções criaram asas... e voaram... alto!

       Dia 11, segunda-feira, chegamos no estúdio por volta das 22:30h. Débora, Marquinho, Ricardo e eu estávamos nessa noite.

       Começamos o dia 11 com a minha preferida... "Regresso".
       Rica gravou uma linha de derbak... magnífico. Gravou depois um triângulo, dando a cara de baião da canção e por fim, dois blocos sonoros, que aliás, eram verde e amarelo... combinando exatamente com a idéia da letra: "...diga sempre eu te amo e menos I love you!"

       Depois foi a vez de "Carmesim"... outro baião! Uma linha de congas para completar a idéia sugerida pela viola do Domingos, nessa canção que ficou uma verdadeira jóia! E novamente os blocos verde e amerelo soaram no estúdio!

       A Débora tirando fotos... e o Rica rindo... sempre!

       Pedra bruta, uma canção que eu achei que já estivesse com o instrumental quase fechado, faltando apenas o teclado do Evandro... engano meu! Rica escutou e percebeu que estava faltando alguma coisa. Fez outra linha perfeita de congas para ela. Agora sim... só falta o teclado!

       Depois foi a vez de um pandeiro sutil, lento e bem melancólico em "Vocação"... essa voou... muito alto!
      
       Nesse momento nossa fotógrafa oficial... sucumbiu a madrugada e desmaiou no sofá do estúdio... e por ali ficou até terminarmos a noite!

       Gravamos então "Falso brilhante"!
       Primeiro o pandeiro, depois congas e por fim, derbak... apenas algumas frases! Ficou com um balanço delicioso!

       Terminamos o dia 11 cansados, mas com um sorriso que não cabia no rosto!

       Dia 12, terça-feira, lá estamos nós de novo... por volta das 22h... mas dessa vez somente Marquinho, Rica e eu.

       Essa sessão foi mais sossegada... apenas algumas linhas que faltaram... alguns retoques... aquela "mão de tinta que faltou no dia anteiror!"

       Começamos colocando um shake em "Carmesim". Essa, em vez de dar asas, colocamos ela um pouco mais no chão... rsrsrs. Uma marcação precisa pra deixá-la mais agradável. Ficou deliciosa!

       Chegou a vez do tamborim. Adoro esse instrumento. Esse sim faz o papel do "pó mágico" do Peter Pan...

       Voltamos para "Vocação"! O molho do tamborim e o peso e a marcação precisa do surdo... levaram essa música às alturas!

       Aproveitamos o clima de bossa-nova para finalizar o instrumental de "Das cordas e demais baratos". De novo o molho delicioso do tamborim e um toque de requinte de um carrilhão, dando brilho a canção...

       Um surdo bem marcado em "Falso brilhante", também fez com que a música crescesse absurdamente. Essa promete...

       E chegou a vez de "Feitiço"! Essa foi guardada pro final de propósito! Um pandeiro forte, com ginga de malandro... um "ovinho" marcando com precisão... um surdo dando todo o peso pra isso tudo... o tamborim fazendo com que a gente balance o corpo sem perceber... e um reco-reco só por frescura... fazendo graça mesmo... que delícia que ficou!

       Pronto. Ricardo Sartori colocou suas mãos no projeto... tudo mudou... as canções estão flutuando... voando... mais alto que nunca!

       Valeu tioziiiiiiinho!

Manu

2 comentários:

  1. É.. foi muito boa mesmo essa sessão com o Rica. O Cara manda muito bem nos apetrechos (rsrs). Um dia ele ainda me ensina a tocar o pandeiro, né Tiozinho?!
    Pena mesmo que queimaram (literalmente) meu filme, né?! Acho que vou ter que continuar como enfermeira mesmo, trabalhando somente durante o dia.. afinal... meu futuro emprego de fotógrafa foi pro espaço dessa vez...
    td bem.. Eu supero tá Emanuel?! ¬¬

    Vamos aí... está cada vez mais lindo este projeto.
    Parabéns, Tiozinho (Peter), pelo Pó de Pir Lim Pimpim.

    Click
    :D

    ResponderExcluir
  2. Estou seguindo passo a passo esse projeto. Está sendo como um parto, que vamos seguindo dia a dia.
    Parabéns pelo trabalho. Lindo, lindo lindo, vai ser quando pudermos ouvir o grito do bebê nascendo e podermos tocá-lo. Não vejo a hora. Beijo no coração de cada um.

    ResponderExcluir