quarta-feira, 23 de março de 2011

4ª sessão de gravação - 22/03/2011

       Chegamos ao estúdio por volta das 22h. Alexandre, Salsicha, Débora e eu...

       Alexandre Santos - Contrabaixista e pai do Miguel!

       Apenas uma palavra me vem à cabeça quando penso nesse cara: Segurança!
       São mais de 10 anos tocando juntos, trabalhando diariamente na escola juntos, dividindo músicas, alegrias, tristezas, problemas cotidianos, enfim, como se fôssemos da mesma família.
       Xande é o baixista que todo músico sonha em ter ao lado... preciso, técnico, musical, com uma sensibilidade enorme, um bom-humor contagiante e profissionalismo de sobra... além de um irmão de verdade!

       Começamos a sessão com a bossa "Vocação".
       Bom, antes da gravação... o deslumbre de todos diante desse instrumento maravilhoso - Baixo acústico! Só a  presença dele já faz diferença...

       ... e a Débora,,, fotografando... sempre... aliás, descobriu um tripé perdido lá no estúdio, o que facilitou bastante sua vida... rsrsrsrrs!

       Salsicha (baterista) estava presente, para dar orientação para o Xande, de como ele concebeu a linha da bateria, para que a gravação tivesse total coesão entre os dois instrumentos. E foi exatamente o que aconteceu... "Vocação" ficou com um requinte fantástico.

       Mérito também pro Marquinho... maravilha de captação, ambiência, tudo!

       Após essa música, mais uma gravação com o acústico: "Das cordas e demais baratos". Outra bossa, que teve seu toque de sensibilidade com o baixo do Xande. Uma canção que eu particularmente gosto muito!

       Depois, saímos do baixo acústico e fomos para o elétrico.

       Alexandre gravou "Carmesim"... essa deu um certo trabalho.
       Um baião que teve um arranjo todo minucioso de bateria, com mudanças de climas e células rítmicas. Alexandre e Salsa ficaram um longo tempo analisando, discutindo, até chegarem a uma linha perfeita entre os dois instrumentos. Essa música terá ainda a viola caipira de Domingos e a percussão de Ricardinho, fechando um arranjo que servirá de base para o vocal do Grupo Avena!

       Partimos então para o samba "Falso brilhante". Baixo elétrico também!
       Mais uma vez, Salsa e Xande trocaram figurinhas por um bom tempo, até chegarem a um consenso. Ficou linda! Um samba bem trabalhado, com um refrão forte! Está entre as minhas preferidas do disco

       Voltamos então para a canção "Vocação", para o Xande gravar um solo com o baixo Fretless... ficou fantástico! Esse solo será dobrado pelo piano de Evandro Grisólio e terá o poema "À mulher que eu amo", declamado por Jessé Henrique. Show!

        3h da manhã... acaba mais uma sessão... mais uma noite com sensação de dever cumprido!

Manu

2 comentários:

  1. Caramba! Tá rolando até hora extra já. TRabalho duro, heim, galera? Mas vai valer a pena. Abraço geral!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma sessão muito rica... cheia de detalhes e muito profissionalismo..claro que com muitas gargalhadas e piadas pra animar a noite que nos chamava ao sono constantemente. (rsrs)Xandão, valeu pela alegria, pelo conhecimento, pelo exemplo de profissionalismo e dedicação. Parabéns pelas gravações.

    CLICK!!

    ResponderExcluir