quarta-feira, 30 de março de 2011

7ª sessão de gravação - 29/03/2011

       Confesso a vocês que desde manhã estou tentando escrever e já me passou pela cabeça deixar apenas o título dessa postagem... não escrever nada... porque está complicado encontrar palavras pra descrever o clima de magia que tomou conta da sessão de ontem à noite...!

       Domingos de Salvi - violeiro!

       Há algum tempo, eu postei um depoimento sobre esse carinha na internet... e faço questão de reproduzir as mesmas palavras que já escrevi... foi mais ou menos assim:

       "Nós músicos, tenho certeza que todos vão concordar comigo, temos vários... como poderia dizer... pequenos terremotos durante a nossa vida. Terremotos que mudam nossa maneira de pensar, o que escutamos, como enxergamos o nosso trabalho. São aquelas influências, que às vezes a gente nem percebe... mas aparecem e se instalam ali dentro! Tive vários desses terremotos: a primeira vez que ouvi Hermeto... a primeira vez que vi Chico Buarque ao vivo... a primeira aula com o Ulisses... o primeiro concerto junto a uma orquestra... e... a primeira vez que vi esse cabra arretado tocando sua violinha... conclusão: comprei uma viola... e virei seu aluno (relapso, eu sei... mas aluno!)...virei seu aluno, seu amigo e seu fã!"

       Chegamos no estúdio por volta das 22h, Pandemya terminava mais uma sessão do seu trabalho, que aliás está ficando maravilhoso, parabéns galerinha!


       Ficamos no estúdio Marquinho, Estêvão, Débora, Domingos e eu.

       Acompanhar uma sessão com esse carinha tocando foi realmente uma experiência única. Muita sensibilidade, muito profissionalismo, muita segurança e uma técnica... que me faz lembrar daquela história contada por amigo - Ivan Vilela - do violeiro que vendeu sua alma pro diabo em troca de tocar com perfeição... e dentro da sua violinha, deixava um guizo de cascavel... vixi... será... rsrsrsrsrsr!

       Brincadeiras à parte... começamos com "Carmesim".
      
       Domingos gravou duas trilhas de viola, trouxe tudo já esquematizado, ensaiado... e ficou perfeito. A música ganhou outra vida, diferente aliás do que eu imaginava... muito melhor! Muita técnica pra executar aquilo tudo!

       Depois foi a vez de "Regresso"... minha canção preferida... extremamente brasileira...

       Para gravação dessa música, Débora Vidoretti fez uma voz guia, gravada ali na hora, que junto com meu violão serviu de base para o Domingos. Já havíamos gravado essa canção anos atrás... mas o professor mudou algumas coisas e deu um toque diferente a essa nova versão. Continua sendo a minha preferida!

       Eu estava quase indo procurar o tal do guizo de cascavel dentro da viola dele!

       Pra terminar a noite, gravamos, Domingos e eu, e depois Débora fazendo um vocalize, um intrumental de Uirapuru... pra ser usado no dvd da banda do Marquinho - Nock - outro trabalho maravilhoso que estará pronto em breve... aguardem!

       Uma noite que ficará guardada na memória... mais um pequeno terremoto...

Manu

4 comentários:

  1. A viola do Domingos, realmente, tem muita magia. não vejo ahoa de ouvir o Carmesin e o Regresso com esse adicional de enantamento. Viva!

    ResponderExcluir
  2. Verdadeiramente mágica!! Esse é o melhor adjetivo pra sessão realizada ontem, dia 29-03. Todas as gravações até então foram ótimas, cheias de ânimo e muita alegria, mas quando Domingos dedilhou os primeiros acordes, já notei que seria uma viagem maravilhosa.. E fiquei encantada com cada nota, cada acorde e harmonia que soava daquele instrumento cheio de cordas finas e muito difícil de tocar (particularmente). Fiquei entusiasmada para a finalização destas músicas, afinal, numa delas colocarei minhas voz e pensando bem, depois da gravação de ontem, acho que vai ser bem mais difícil do que imaginava.. como alcançar tal competência e criatividade??

    Domingos = Fantástic (i.m. João Pacífico)

    Click!

    ResponderExcluir
  3. Manu e Otacílio , vocês estão de parabéns pela parceria e projeto,um presente pra todos nós!
    Fico feliz em poder participar dessa empreita,juntamente com tantos outros amigos músicos...O Elixir está no ar!!
    Abraços
    Domingos

    ResponderExcluir
  4. Ops...revisão - não vejo a HORA de ouvir o Carmesin e o Regresso com esse adicional de ENCANTAMENTO. É isso aí!

    ResponderExcluir