sexta-feira, 27 de maio de 2011

25ª sessão de gravação - 24/05/2011

Raquel Rochia e Evandro Grisólio


       Ao me passar uma letra para ser musicada, Otacílio de vez em quando também me passa alguma idéia. "Decisão" foi assim: "Acho que essa letra ficaria legal num fado...!" Gostei da dica e compus um melancólico e lusitano fado.

       No início do processo, pensando em quem poderia interpretá-lo, me lembrei que a Raquel já tinha me falado uma vez que gostava de fados. Foi a escolha perfeita...

       Chegamos no estúdio, Débora e eu um pouco antes, por volta das 21:30h. Meia hora depois chegam Raquel e Alexandre.


       Raquel e eu já somos parceiros musicais há alguns anos. Muitos shows, com bandas ou apenas nós dois. Trabalhei e trabalho com diversas cantoras e acredito que não tenha que me desculpar com nenhuma delas pelo que vou dizer agora, pois todas sabem da minha opinião, mas a Raquel é minha voz feminina preferida.  Muita técnica, muita força ou suavidade quando necessário, sem nunca perder a sensibilidade, o sentimento e a musicalidade. A sintonia que temos no palco, se tratando de voz e violão, é algo que preservo e admiro muito.

       Gravamos "Decisão" em poucos takes. Confesso que me arrepiei muito com a interpretação que a Raquel deu a música. Mais uma finalizada, aguardando apenas a mixagem.


       Outra canção que trabalhamos nessa noite foi "Vocação". Uma bossa lenta, gostosa, nos moldes do nosso grande mestre Tom Jobim.

       Essa canção pedia um piano, algo suave, sem marcação forte, apenas frases ornamento a melodia da voz e a harmonia do violão.

       Aí entrou Evandro Grisólio, nosso sócio na escola Vila Jazz, outro músico brilhante com quem trabalho e que sempre me passa muita segurança, sendo no palco ou em gravações como essa bossa.

       Nessa canção fizemos diferente. Evandro na escola e nós no estúdio. Uso da tecnologia, da internet de maneira inteligente... e não é que deu certo!

       Vandão transita numa boa por todos os estilos, acho isso impressionante. Sabe como se adequar a qualquer linguagem musical, mas sem perder a sua marca... musicalidade e precisão.

        "Vocação" ficou maravilhosa... daquelas que a gente escuta e sente uma paz tão grande... Nela agora só falta a declamação do poema "A mulher que eu amo" que nosso amigo Jessé irá gravar ainda essa semana.


       Uma noite muito intensa e interessante. Uma bossa e um fado... um convite a um belo vinho e um belo prato de bacalhau!


Manu

Nenhum comentário:

Postar um comentário